Causas Do Mau Hálito

Cáseos Amigdaleanos, Bolinhas Fedorentas Que Saem Da Garganta – O Que é Isto?

caseos amigdalianos

Já aconteceu alguma vez você expelir Cáseos Amigdaleanos, bolinhas fedorentas que saem da sua garganta? Você sabe o que é aquilo? Pois, saiba aquelas bolinhas incômodas e mal cheirosas são chamadas de “Cáseos”.

Pois bem, estas bolinhas aparecem quando há redução do fluxo salivar ou descamação epitelial acima dos limites fisiológicos, ou ambas ocorrendo simultaneamente e são uma das causas do mau hálito.

O que são os Cáseos Amigdaleanos, bolinhas fedorentas que saem da garganta?

Cáseos Amigdaleanos

Os Cáseos, bolinhas fedorentas que saem da garganta tratam-se de uma massa viscosa e malcheirosa amarelada, que pode ser expelido durante a fala, tosse ou espirro.

Seu nome deriva do latim palavra “caseum ou caseos”, o que significa queijo, porque é semelhante a uma pequena “bolinha de queijo”, a famosa bolinha fedorenta que sai da garganta.

Ela é composta de células epiteliais descamadas da mucosa oral, proteínas salivares e proteína de restos de alimentos, que servirão como material de alimento para as bactérias proteolíticas anaeróbios que habitam lá.

Metabolismos Bacteriano

O metabolismo bacteriano produz um composto mau cheiroso no final, chamado Volátil Composto de Enxofre (VSC) – gases derivados de enxofre.

Estes gases, à medida que atingem uma certa concentração, dão ao hálito um cheiro característico de enxofre ou de um ovo podre, tornando-se uma etiologia comum de halitose crônica.

A amidalite crônica caseosa tem seus sinais e sintomas relatados como uma sensação de desconforto ou irritação frequente na garganta, e é caracterizada por cáseos nas amídalas isoladamente ou associada a outros sintomas, tais como mau hálito, sensação de corpo estranho ou repetição amigdalite.

Tais sintomas podem ainda ser acompanhados de hiperemia e hipertrofia de tonsila faríngea, sem febre, e geralmente desaparecem após as tonsilas serem eliminadas. Esta afecção pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em indivíduos que nunca tiveram sintomas tonsilares.

Veja abaixo, vídeo que mostra a extração de caseos da amídala:

Controlar tonsila caseum é uma ferramenta importante para a prevenção de doenças, porque as bactérias presentes neste processo (praticamente o mesmo na saburra lingual) estão associadas com a etiologia de várias doenças tais como a gastritepneumonia e doença periodontal, o último também é associado com muitas outras doenças sistêmicas e também ao Mau Hálito Causado Pela Dieta.

Com a diminuição dessas bactérias que são um dos principais causadores da halitose e Cáseos Amigdaleanos (as bolinhas fedorentas) as pessoas praticamente eliminam a possibilidade de deixar o ambiente para bactérias anaeróbias em sua proliferação, esse problema que atinge milhares de Brasileiros.

Aproveito para te deixar uma dica para acabar com o mau hálito de vez. Clique no link e leia este artigo muito interessante.

About the author

Como Acabar com Mau Hálito

Leave a Comment