Dicas

Como Saber se Estou com Mau Hálito? – Encontre Aqui Esta Resposta

como saber se tenho mau hálito

Como saber se estou com mau hálito – De longe, a maior causa de halitose é oral. Veja como isso ocorre. A boca é logicamente, o habitat de numerosas bactérias. Algumas dessas bactérias são responsáveis pela cárie dental; algumas pela doença periodontal; e algumas por várias infecções orais.

Estas mesmas bactérias são responsáveis pela halitose. Os odores da halitose vem da produção bacteriana de compostos sulfúricos. Não diferentes da produção de odores por bactérias nas axilas, esses compostos sulfúricos, se não tratados, produzem o odor da halitose.

Você provavelmente já conhece um desses compostos sulfúricos – sulfeto de hidrogênio – o mesmo composto que causa o cheiro de ovo podre.

As bactérias que causam halitose são de uma família de bactérias chamadas “anaeróbias”. Diferentemente das “aeróbias”, essas bactérias se desenvolvem em locais com pouco ou nenhum ar – embaixo das gengivas, nas fissuras da língua e entre os dentes – onde elas se multiplicam e causam halitose.

E elas são especialmente ativas na gengivite e na doença periodontal e na superfície da língua.

Então aproveite bem estas Dicas Para Acabar com o Mau Hálito.

Como saber se estou com mau hálito – Quais são as causas orais de mau-hálito?

 Doença periodontal

Como saber se estou com mau hálito

Como saber se tenho mau hálito – Gengivite

Gengivite é o nome dado à inflamação das gengivas. Doença periodontal geralmente é uma progressão da gengivite, e ocorre quando o osso abaixo da gengiva é destruído.

A gengivite ocorre quando a placa bacteriana se acumula ao redor dos dentes e não é adequadamente removida. Isso proporciona um ambiente fértil para a produção de halitose.

Em alguns casos, as gengivas se tornam inflamadas, inchadas, doloridas, e até mesmo sangram quando do uso da escova ou do fio dental. (Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o sangramento gengival, mesmo que ocasional, não é normal.)

Quanto mais placa se acumula e mais profundas as camadas de tártaro formadas, cria-se um ambiente favorável para as bactérias. Isso torna a remoção de placa sub-gengival ainda mais difícil e a doença periodontal começa.

Com o progresso dessa doença, esses depósitos fazem com que a gengiva se destaque dos dentes e os ossos se “dissolvam” criando bolsas periodontais e permitindo que mais bactérias se acumulem em níveis ainda mais profundos – um ciclo vicioso.

O mais incrível é que todo esse processo é, em sua maior parte, indolor!

Enquanto essas bactérias estão destruindo o osso e causando o progresso da doença periodontal, elas estão também produzindo compostos sulfúricos que causam halitose.

E por mais incrível que pareça, a pessoa que sofre deste mal, continuará se perguntando: Como saber se estou com mau hálito? – Porque ela não sentirá o odor causado pela doença.

Como saber se tenho mau hálito

Parte dorsal e posterior da língua

 

Como saber se tenho mau hálito

Como saber se tenho mau hálito – Remoção da Saburra

Estudos recentes indicam que a superfície dorsal da língua pode ser a fonte primária de putrefação microbiana na boca.

A “saburra lingual” – uma cobertura composta de alimentos, bactérias, etc. – presentes é um fator importante para o desenvolvimento do mau hálito tanto em pacientes saudáveis quanto naqueles com doença periodontal.

Também, a presença de fissuras profundas na superfície dorsal da língua pode ser associada ao mau hálito.

Se você possui estas fissuras deve estabelecer o questionamento de “como saber se estou com mau hálito”, porque fatalmente isto poderá estar acontecendo.

Para acabar com a halitose, devemos remover esta cobertura (saburra) da língua para chegar a essas bactérias.

Espaço interdental (entre os dentes)

Facilitam o acúmulo de alimentos e bactérias produtoras de compostos sulfúricos. Na verdade, qualquer lugar onde o alimento fique retido – entre dentes, embaixo de pontes, ou de restaurações – é um sítio para a reprodução de bactérias causadoras de halitose.

Abscessos

 

Como saber se tenho mau hálito

Como saber se tenho mau hálito – Abcesso Dental

Abscessos dentários e gengivais são os estágios finais da cárie e doença periodontal, respectivamente. Enquanto pode-se ter alguns sinais de alerta ao longo do processo, até mesmo dor, alguns abscessos perfuram o osso e o tecido gengival permitindo drenagem suficiente para que não haja dor.

Chamadas de fístulas, estes sítios de infecção podem ficar por um tempo sem fechar, drenando pus para a boca tendo como resultado um gosto e um odor desagradáveis.

Cáries

As cáries geralmente não são responsáveis, a menos que sejam grandes o bastante para reter alimentos.

SINUSITE

Embora muita gente não saiba, a sinusite também é causa de mau hálito. Veja no vídeo abaixo:

 

Próteses

Próteses também são uma importante causa de halitose, particularmente se são usadas durante a noite.

Geralmente o odor tem um caráter adocicado porém desagradável e é facilmente identificado, especialmente quando se coloca a prótese num saco plástico e, após alguns minutos, este é cheirado.

Saliva

A redução do fluxo salivar contribui para uma redução para a atividade de limpeza da saliva e uma mudança na flora oral para microrganismos responsáveis pela produção de mau hálito.

Na verdade, à medida que envelhecemos, esse fluxo se reduz naturalmente, resultando em aumento da halitose.

Como saber se tenho mau hálito

É muito raro percebermos se estamos ou não com halitose (mau hálito)

 

Como saber se tenho mau hálito

Devido a  este fato é comum as pessoas desejarem saber: “Como saber se estou com mau hálito?”

Se você tentar sentir seu próprio hálito, fazendo o formato de uma concha com suas mãos em torno da sua boca e nariz, expirando e cheirando, provavelmente tudo o que você irá sentir será o próprio cheiro de suas mãos.

O olfato dos seres humanos tem determinadas características que nos impedem de perceber um determinado odor, se este for constante. Isso ocorre por um processo de adaptação chamado de fadiga olfatória.

Mas me diz uma coisa…Este é seu caso?

Se for você não está sozinho. Dependendo da insegurança gerada em crer ou não crer em ter mau hálito.

Como você viu até agora, não é só a má higiene bucal ou o mau hálito estomacal os responsáveis por isto.

Estima-se que 56% a 65% das pessoas sofrem (pelo menos ocasionalmente) com este problema. E o que é mais grave é que a maioria das pessoas nem sabem disso.

Tenho uma novidade para você!!!

Estou colocando a tua disposição um teste que responderá tua pergunta sobre: “Como saber se estou com mau hálito?” – onde você encontrará perguntas e respostas objetivas que o ajudarão a saber se tem ou não mau hálito.

E também saberá mais ainda sobre este assunto que afeta a milhões de pessoas em todo o mundo.

Você saberá, por exemplo, que ao contrário do que diz a crença popular, a principal causa do mau hálito não está em nosso estômago.

Não perca tempo,  faça já este teste clicando no botão abaixo:

Como saber se tenho mau hálito

 

About the author

Como Acabar com Mau Hálito

5 Comments

Leave a Comment