Dicas

Má Higiene Bucal é Causa de Mau Hálito – 4 Dicas Importantes

Quase sempre a má higiene bucal é causa de mau hálito. O mau hálito, também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados, por exemplo.

Outras causas incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.

Algumas pessoas se preocupam muito com o hálito, embora não apresentem halitose, enquanto outras possuem mau hálito e não se dão conta. As causas podem incluir má higiene bucal, placa bacteriana (biofilme dental), restos de alimentos e doenças periodontais.

Uma vez que é difícil avaliar se você tem ou não halitose, pergunte para um parente ou tente sentir o seu hálito colocando a sua mão sobre o nariz e boca e respire. Caso detectar o mau hálito, procure ajuda. 

Vamos ver algumas dicas Para Acabar com o Mau Hálito a seguir.

Má Higiene Bucal é Causa de Mau HálitoEscove os dentes regularmente

 

 Má higiene bucal

As duas principais fontes de mau hálito são bactérias e partículas de alimentos em decomposição. Existem diversos cantos e brechas da boca onde esses pequenos restos de alimentos “podres” podem ficar alojados.

  • Coloque um pouco de pasta de dente em uma escova com cerdas macias e segure a escova a um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Esfregue cada superfície dos dentes em movimentos curtos e suaves, tomando cuidado para não esfregar muito forte ou irritar a gengiva. A escovação, quando feita de forma correta, deverá levar em torno de três minutos.
  • Escove os dentes e enxágue a boca pelo menos duas vezes ao dia, e use o fio dental pelo menos uma vez ao dia.
  • Lembre-se de escovar todas as áreas da boca, incluindo gengivas e língua, e não somente os dentes.

Má Higiene Bucal é Causa de Mau Hálito – Limpe a língua

Má higiene bucal

Má higiene bucal – Língua mal higienizada

Limpar somente os dentes não é o suficiente. Como a língua é uma grande superfície e ela é coberta por protuberâncias e sulcos texturizados, ela abriga mais bactérias do que todo o resto da boca. Remover as bactérias da língua é um grande passo em direção à como se livrar do mau hálito.

Você pode usar uma escova de língua ou simplesmente usar sua escova de dente normal com cerdas macias.

  • Esfregue a língua de trás para frente, enxaguando a boca entre as escovadas.
  • Se você tem um reflexo de engasgo sensível, escovar a língua pode agravar o problema.

Má Higiene Bucal é Causa de Mau Hálito – Use o fio dental diariamente

 

 Má higiene bucal

Usar o fio dental é tão importante para uma boa saúde bucal quanto escovar os dentes, e ainda mais importante para como tratar mau hálito. Faça disso um hábito, assim como a escovação.

  • No começo, as gengivas podem sangrar ao desprender pedaços de comida que estavam “presos” entre os dentes e a gengiva por sabe-se lá quanto tempo. Se tiver coragem, sinta o cheiro do fio dental após o uso. Você vai ver (ou cheirar) de onde vem o mau hálito.

Veja neste vídeo problemas que a má higiene bucal poderá causar:

Má Higiene Bucal é Causa de Mau Hálito – Use um enxaguante bucal

 Má higiene bucal

 

O enxaguante bucal ajuda a deixar a boca úmida e a prevenir o mau hálito, muito utilizado nos casos de mau hálito na gravidez, por ser um método eficaz e pouco agressivo.

  • Escolha um produto que contenha dióxido de cloro. Muitas das bactérias responsáveis pela halitose vivem no fundo da língua, longe demais para remover escovando ou esfregando. Felizmente, o bochecho com um enxaguante à base de dióxido de cloro pode neutralizar essas bactérias.
  • Tente enxaguar a boca com o enxaguante bucal antes e depois de escovar os dentes, passar o fio dental e escovar/raspar a língua. Isso vai garantir a neutralização de qualquer bactéria restante após o processo de limpeza.

Deixo uma dica de leitura para você aprender como Acabar com o Mau Hálito de Vez.

About the author

Como Acabar com Mau Hálito

Leave a Comment