Causas Do Mau Hálito

Mau Hálito Causado Pela Dieta – Modifique Sua Dieta

mau halito causado pela dieta

Não são poucos os casos de mau hálito causado pela dieta. Muitos alimentos são famosos por serem causas do mau hálito. Os mais infames são a cebola e o alho, mas alimentos gordurosos, como queijos, carnes e ovos também podem contribuir para o odor desagradável.

Portanto, é comum pensar que uma pessoa em dieta está livre do problema. Porém, a realidade não é bem essa. Para começar, existem diversos tipos de dieta.

Algumas permitem apenas um tipo de alimento, e dependendo da escolha, uma possível consequência é o mau hálito.

É o caso da dieta rica em lipídeos (alimentos gordurosos), que são responsáveis pela geração de acidose ou cetose, levando a um cheiro desagradável no hálito.

Mau Hálito Causado Pela Dieta – Elimine alimentos que contenham um odor forte

Mau Hálito Causado Pela Dieta

Mau Hálito Causado Pela Dieta – Alguns alimentos são causadores de mau hálito

O nosso corpo absorve o sabor e odor dos alimentos que comemos, sendo assim, alguns desses odores podem permanecer no nosso hálito por horas após termos ingerido o respectivo alimento, causando a halitose.

Considere eliminar esses alimentos da sua dieta, ou ao menos escovar os dentes após ingeri-los.

  • Os vegetais da família “Allium”, como cebola, alho, alho-poró e cebolinha, têm um aroma forte bastante notório. O consumo desses alimentos ou de outros que são preparados com eles, como húmus ou curry, pode deixar o hálito com um aroma forte.

 Porém, eles possuem muitos benefícios à saúde. Então, em vez de simplesmente eliminá-los da dieta, tente limitar o consumo para ocasiões em que você pretende ficar sozinho depois da refeição, como um jantar em casa.

  • Saiba que até mesmo escovar os dentes pode não ser o suficiente para eliminar o cheio de alho cru ou outros aromas mais fortes.

Na verdade, o corpo digere esses alimentos e o odor entra na corrente sanguínea e nos pulmões, retornando posteriormente em forma de mau hálito.

Ao manter uma dieta rica nesses alimentos, reduzi-los (sem eliminá-los completamente) pode ajudar a como se livrar do mau hálito.

Fique conhecendo na entrevista abaixo, alimentos que ajudam a evitar o mau hálito:


Elimine ou reduza o consumo de café e bebidas alcoólicas
 

 

Os compostos químicos dessas bebidas alteram o ambiente da boca, tornando-a mais favorável à proliferação de bactérias que causam o mau hálito.

  • Caso não consiga ou não queira parar de consumir essas bebidas, tente enxaguar bem a boca após ingeri-las com uma mistura de uma medida de bicarbonato de sódio para oito medidas de água, e depois escove os dentes cerca de meia hora depois.

 

  • Evite escovar os dentes logo após tomar o café ou bebida alcoólica (ou outras bebidas/comidas ácidas), pois o ácido contido nelas pode deixar os dentes vulneráveis à abrasão da escovação.


Consuma alimentos ricos em carboidratos

Sabia que, se estiver em uma dieta de baixo carboidrato, você pode ter “hálito cetônico”?

Em outras palavras, quando o corpo quebra a gordura em vez dos carboidratos para usá-la como energia, ele cria compostos químicos chamados de cetonas, algumas das quais são liberadas na boca.

Infelizmente, as cetonas têm um cheiro muito ruim, e vão deixar o hálito ruim também.

Se estiver nessa dieta ou qualquer outra que force o corpo a queimar gordura em vez de carboidrato, considere o consumo de alguns alimentos ricos em carboidratos, como maça ou banana.

  • Além disso, frutas ricas em vitamina C ajudam no combate de algumas bactérias que podem causar o mau hálito.
  • Isso também ocorre com qualquer pessoa que faça jejum, seja por motivos religiosos ou por serem anoréxicos. Se você for anoréxico, o mau hálito é apenas um motivo para que você pare de passar fome.

 

 

 

About the author

Como Acabar com Mau Hálito

2 Comments

  • Eu achava que as dietas interferiam mesmo no mau hálito, mas não sabia que era tanto. Tenho que cuidar mais agora.

Leave a Comment