Dicas

Mau Hálito Estomacal – Será Que Existe Realmente?

Estou… ou estás com mau hálito estomacal… muitos já ouviram esta afirmação vinda inclusive de médicos e dentistas, por vezes de profissionais muito conceituados.

Este talvez seja o maior mito na área da saúde na atualidade, embora cada vez mais profissionais e mesmo o público leigo já reconheça a boca como a principal origem da halitose crônica, especialmente a saburra lingual, principal vilã do mau hálito.

Esta crença se originou principalmente pela halitose decorrente da ingestão de alimentos que alteram o hálito e devido ao jejum prolongado que também provoca o aparecimento do mau hálito.

Entretanto, nestes casos, a alteração do hálito ocorre através do ar expirado pelos pulmões, devido aos componentes mal cheirosos presentes nos alimentos que provocam mau hálito e pela hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue, que provoca a halitose). Estas alterações são passageiras e não são consideradas halitose crônica.

Mau hálito estomacal – Puro engano…

 

Mau hálito estomacal

Se acha que o mau hálito tem origem no estômago, você está enganado. Na verdade, a causa mais comum do mau hálito é a acumulação de bactérias na boca – nove em cada dez casos, o mau hálito tem origem na cavidade oral.

Estas bactérias encontram-se entre os dentes, nas bolsas periodontais e no fundo da língua. Quando estas bactérias degradam as partículas de comida, libertam os chamados gases sulfurados.

O mau hálito estomacal não é perigoso, mas o mau odor na boca pode ser embaraçoso e criar situações constrangedoras, tanto na sua vida profissional como pessoal. Poderá provocar-lhe uma sensação de insegurança e falta de confiança sempre que abre a boca na presença de outras pessoas como, por exemplo, em reuniões de negócios ou num encontro amoroso.

Ou, ainda pior, poderá não se aperceber de que tem mau hálito, e os seus amigos e familiares sentirem-se constrangidos em dizer-lhe.

O mau hálito pode ter inúmeras causas, para além dos compostos sulfurosos que se formam na boca, como sejam a gengivite (inflamação das gengivas), periodontiteboca secaalimentação pobre em hidratos de carbono e jejum.

Além disso, quase toda a pessoa tem mau hálito de manhã, porque a formação de saliva diminui durante a noite.

Estes alimentos abaixo são boas Dicas Para Acabar com o Mau Hálito.

Mau hálito estomacal

O mau hálito pode ainda ser desencadeado por comidas muito condimentadas, pelo alho, pelo tabaco e pelo álcool.

Uma boa recomendação está neste artigo Acabar com o Mau Hálito de Vez. Não deixe de ler.

About the author

Como Acabar com Mau Hálito

Leave a Comment