Causas Do Mau Hálito

Saburra Lingual, Inimiga Do Teu Hálito e Medidor Da Tua Saúde

Você sabia que observar sua própria língua pode ser um bom medidor de como anda a tua saúde?  Alterações na cor, textura, viscosidade podem estar revelando a presença da Saburra Lingual.

Além disso a presença da saburra lingual pode estar revelando falta de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, a presença de doenças ou mesmo aspectos emocionais, como estresse.

Alguns estudiosos afirmam que de acordo com o formato da língua, pode-se, ainda, averiguar características da sua personalidade. Mas este não é nosso foco.

Uma língua saudável é rosada, viçosa, brilhante, tonificada e com saburra (crosta que cobre o fundo da língua) branca, muito fina e úmida. “Em contrapartida, a presença de tumores, inchaço, marcas de dentes ou cor alterada demonstram um aspecto menos saudável

A Saburra Lingual é uma das causas do mau hálito e é um sintoma que está associada à diversas patologias. As razões podem variar desde a má higiene bucal, ou mesmo em alguns casos, doenças graves.

Mas antes de discorrer mais um pouco sobre outros quesitos relativos a Saburra Lingual, quero te indicar a leitura muito interessante e elucidativa.

Trata-se da relação entre a Saburra Lingual e o Mau Hálito.

Você vai encontrar neste artigo: “Acabar com o Mau Hálito de Vez”.

Saburra Lingual – Causas e Tratamento

 

saburra-lingual

 

A Saburra Lingual é uma camada esbranquiçada que se cria sobre a língua. Esta camada é composta por células velhas, restos de alimentos e bactérias. Normalmente ele aparece por causa da má higiene bucal.

Causas da saburra lingual:

  • A Saburra Lingual ocorre geralmente pela presença de células velhas, restos de alimentos e bactérias inofensivas na língua. Em alguns casos, pode ser devido a candidíase.
  • As infecções que apresentam febre e doenças do estômago (tais como gastrite), que causam o Mau Hálito Estomacal e doenças sexualmente transmissíveis (sífilis).
  • Inflamação da língua (glossite) – liso, vermelho e queimando a língua.
  • Medicamentos e substâncias tóxicas (envenenamento chamado de chumbo envenenamento por chumbo ou bismuto).
  • Doenças dos dentes e gengivas
  • As doenças de pele que não só se manifestam na pele, mas também na mucosa oral (pênfigo e líquen plano).

Diagnóstico da Saburra Lingual

Para que os profissionais possam realizar um diagnóstico adequado, deve conhecer alguns aspectos.  Desde quando surgiu a camada esbranquiçada e possíveis sintomas (dor ou ardor), doenças anteriores, que tipo de dieta o paciente pratica, se fuma ou não, etc.

A Saburra Lingual também é conhecida como Língua Branca.

Deve colher uma amostra da mucosa oral para examiná-lo e assim realizar o diagnóstico de forma mais confiável.

Dependendo da causa provável da saburra lingual, pode ser necessário uma investigação mais aprofundada, como um exame de sangue, uma gastroscopia ou um exame dental.

Tratamento saburra lingual

O tratamento é dirigido no sentido da descoberta das causas da saburra lingual.

Para evitar a saburra lingual é recomendada manter uma boa higiene oral. É também indicado uma dieta rica em alimentos sólidos, tais como pão e mastigar bem, pois assim irá ajudar a remover os vestígios que estão sobre a língua.

Para a higiene Lingual também é altamente recomendado limpar a língua com uma escova macia ou ferramenta especial para escova-la.

Espero que este artigo tenha sido útil para esclarecer tuas dúvida, mas não esqueça…

Encontre mais informações complementares sobre este assunto em outro artigo.

Acabar com o Mau Hálito de Vez

About the author

Como Acabar com Mau Hálito

Leave a Comment